29 novembro 2010

Novo curta - Roteiro

Um colega me perguntou como eu crio um roteiro, de onde surge a ideia, se existe um padrão que eu siga, enfim, qual é o meu metodo.
Eu não tenho um metodo pré definido, mas resolvi colocar aqui como a ideia desse roteiro em questão surgiu, e os passos que eu segui até chegar no roteiro final.
Durante o ano vimos em aula uma infinidade de curtas de animação, e aos pouco eu fui percebendo o que deixava o povo mais ligado, ou seja, as preferências do espectador, cheguei a uma lista de palavras chaves.


Palavras chaves – Roteiro 1- 21/10/2010

Um homem sozinho
Noite
Apartamento
Vida miserável
Esperança
Distancia
Ela e ele
Ela retorna
Uma arma
Suicídio
Uma carta de despedida

Depois eu escrevi o roteiro em uma linha continua, obviamente não vou postar todo, mas voces terão uma ideia de como eu trabalho.

Roteiro 1- 22/10/2010

No corredor, a beira da escada se ouve passos, ele chega, abre a porta, no apartamento só a luz do abajur, coloca as chaves na mesa, um bilhete, ela se despede, foi embora, deixando tudo que viveram pra traz, o bilhete cai no chão, ele vai até a geladeira, pega uma cerveja, abre a lata, toma um gole, se senta na poltrona em frente a Tv, liga em um jornal qualquer, noticias horríveis, morte, assassinato, seqüestro, ele pega a carteira de cigarros da mesa de centro, acende um, coloca no cinzeiro ao lado da arma, pega a arma, o cigarro queima sozinho enquanto se ouve o barulho do manuseio da arma ...

Bueno, dai em diante eu passei a versão final do roteiro como ele deve ser, claro que houve varias modificações, mas este é um trecho da versão que estamos trabalhando, espero que apreciem as dicas.

Roteiro 3 – 09/11/10

01. INT. CORREDOR DO PRÉDIO – NOITE
Um corredor escuro, é tarde da noite, do topo da escada só se ouve o som dos passos subindo, o vazio do prédio é melancólico, ele passa, vagaroso, cansado, segue até seu apartamento, a ultima porta do corredor.

02. INT. PORTA DO APARTAMENTO – NOITE
A chave desliza pela fechadura, a maçaneta se move, uma fresta aberta na porta.

03. INT. COZINHA DO APARTAMENTO – NOITE
A mesa da cozinha, sobre ela uma foto velha retratando um casal, rasgada, onde se pode ver sómente o homem, pratos sujos, ar de abandono e descuido, ele joga o chaveiro sobre a mesa, zoom na fotografia, fade de sobreposição para o próximo plano, dando a ilusão de que o próximo plano aconteceu antes da fotografia ser rasgada.

04. INT. APARTAMENTO – NOITE
A maquina de escrever digita o texto de um bilhete de despedida, é possível visualizar as 3 primeiras linhas que compõem este bilhete.

“Sei que no fim das contas o erro possa ser meu, que mesmo depois de tudo eu ainda possa estar sendo egoísta, mas entenda que essa dor tem que ficar no passado, não posso mais viver assim ...”

05. INT. COZINHA DO APARTAMENTO – NOITE
A mão dele segura o bilhete, onde é possível a espectador ler apenas a palavra “ADEUS” no canto inferior direito da folha, ele aperta o bilhete com força.

06. INT. COZINHA DO APARTAMENTO – NOITE
Na geladeira, colado na porta uma lista de compras, coisas que demonstrem que ele vive sozinho, cerveja, miojo, pão (talvez algo cômico), ele abre pega uma cerveja, abre a lata e bebe um gole longo, apenas um.

07. INT. SALA DO APARTAMENTO – NOITE
Ele senta, liga a TV, no jornal o apresentador da a noticia, enquanto o áudio passa, os acontecimentos seguem a se suceder na sala.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...